04/08/2012

BBC Brasil apresenta números incertos com relação ao crescimento das igrejas inclusivas





por Johnny Bernardo

Segundo Luis Guilherme Barrucho, que assina a análise "Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil", encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras. Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas "gay-friendly" no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país.



Apesar de correto em alguns aspectos - como a relação do crescimento das igrejas "inclusivas" com o aumento de políticas de combate à homofobia -, Barrucho exagera ao apresentar como sendo dez as denominações inclusivas, das quais participariam cerca de 10 mil adeptos. A questão é que, com exceção de grupos minoritários, como a Igreja Mel (Movimento Espiritual Livre) e a Comunidade Cristã Refúgio (que completou um ano em 03/06), os únicos dois movimentos de expressão nacional é a Igreja da Comunidade Metropolitana (de origem norte-americana e que está presente em Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Maringá, Divinópolis, Vitória e com projetos para Maceió) e a Igreja Cristã Contemporânea (de origem brasileira e com base no Rio de Janeiro - das sete igrejas apenas uma fica fora do Estado, em Belo Horizonte).



Além dos dois principais movimentos de expressão nacional (das igrejas "inclusivas"), encontramos pequenos grupos (células) em atividade em diversas regiões do Brasil, mas inexpressivos do ponto de vista estatístico. O máximo que podemos chegar, com base nas denominações acima apresentadas, é algo entre 2 e 3 mil adeptos. Não mais!



Famosos e religiosos




por Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil


O apelo a figuras conhecidas da sociedade tem sido, desde longa data, uma das mais eficientes armas de marketing das religiões. Devemos reconhecer que em alguns casos, como ocorre em determinadas sociedades secretas, personagens de destaque da sociedade - políticos, artistas, escritores, pintores, cientistas - são frequentemente associados a uma determinada religião, sem que estes mesmos declarem fazer parte. As religiões que assim se comportam tem em mente dois objetivos (1) estabelecer uma ascendência histórica; (2) dar a sua imagem um caráter de coerência, estabilidade, profundidade teológica e, acima de tudo, credibilidade. É o que acontece no Priorado de Sião, que para provar sua ascendência histórica criou uma fajuta lista de “grão-mestres” e a introduziu nos arquivos da Biblioteca Nacional de Paris. Entre as figuras mais conhecidas – citadas nos Dossiês Secretos – destacamos as seguintes:
a) Jean de Saint-Clair (1307-1336)b) Botticelli (1483-1510)c) Leonardo Da Vinci (1510-1519)d) Isaac Newton (1691-1727)e) Victor Hugo (1844-1885)f) Jean Cocteau (atual grão-mestre)

Vejo algo semelhante no Catolicismo Romano. Há muito eles interpretam Mateus 16.16 como uma referência à ascendência histórica papal. Declara que a expressão “esta pedra” significa que a igreja esta edificada sobre Pedro e que este apóstolo foi o primeiro papa, e exerceu seu cargo em Roma durante vinte e cinco anos. Foi com Pedro que teve iniciou a sucessão de papas, até chegar ao pontífice atual. Associar Pedro ao papado atende a duas necessidades da Igreja (1) estabelece uma ligação entre a Igreja de Roma e os cristãos da Igreja Primitiva; (2) consubstancia a autoridade papal. A verdade dos fatos, como a História mesmo a tem provado, é que Pedro jamais esteve em Roma e de longe seria um exemplo de infabilidade.

Voltando ao topo de nossa conjectura, parece óbvio que na maioria dos casos não há deturpação ou discrepância na associação de determinadas figuras da sociedade às religiões. A bem da verdade, raro algumas poucas exceções, há uma conversão real, uma entrega total aos costumes e tradições das religiões em voga. Devemos ressaltar, entretanto, que algumas conversões acontecem mais por conveniência do que propriamente devoção. É uma troca de favores – você me dá isso que eu te dou aquilo. É mais ou menos assim que acontece no campo das conveniências. Temos visto alguns casos, embora não comprovados, de autoridades que aparecem em público para anunciar sua conversão a determinada religião.

Em 2007 aconteceu um fato curioso: após deixar o cargo de Primeiro Ministro da Inglaterra, Toni Blaer anunciou que pretendia se converter ao catolicismo. O curioso é que ele, assim como Georg W. Busch Jr., é adepto da Skull and Bones (Caveira e Ossos). Seria uma mera coincidência o fato que Busch, pouco tempo antes da declaração de Blaer, anunciar a mesma pretensão do amigo britânico? Ou teria algo maior em jogo? Influência política, talvez? Infiltração e dissimulação? Não seria nenhuma novidade, desde que se sabe que a Skull and Bones (da qual eles fazem parte e defendem há gerações) surgiu como um braço da confraria ocultista alemã – a Sociedade Thule. Tal sociedade alemã é, por sua vez, uma extensão da satânica sociedade secreta bávara conhecida como Iluminati. Os Illuminati – Dan Brown quem o diga – possuem adeptos infiltrados nos mais diversos campos do poder: na política, nas grandes corporações, nos bancos, nas instituições simpatizantes aos seus interesses e também nas religiões mundiais. Não seria nenhuma novidade, portanto, que Toni Blaer e Georg Busch se convertessem ao Catolicismo e, quem sabe, galgassem os mais elevados cargos no Vaticano. Também não seria nenhuma novidade o fato que eles, com alguns milhões de dólares doados ao banco do Vaticano, alcançassem a canonização mais rápido que Josemaria Escrivá de Balaguer!
As “estrelas” das religiões

Deixando de lado as conveniências trocadas entre os iluministas e o ex-adepto de Hitler, a seguir conheceremos algumas das principais “estrelas” que atuam como chamariz das religiões. Convém salientar que a lista a seguir não abrangerá apenas adeptos conhecidos hoje, mas também personagens do passado.
Maçonaria

A Maçonaria é uma das mais antigas e também uma das mais influentes sociedades secretas conhecidas. Só para se ter uma ideia de seu alcance, apenas nos Estados Unidos existem atualmente mais de dezesseis mil lojas maçônicas que recebem vários milhões de membros maçons todos os meses.
Principais adeptos
Poetas:

Ø Lamartine
Ø Byron
Ø Victor Hugo
Músicos

Ø Mozart
Ø Listz
Ø Beethoven
Figuras Históricas

Ø Napoleão
Ø Garibaldi
Ø D. Pedro I
Ø Frederico, o Grande
Ø Tiradentes
Ø San Martin (libertadores das Américas)
Ø Bolívar
Ø Benito Juarez
Ø José Bonifácil
Ø Duque de Caxias
Ø Saldanha Marinho
Ø Gonçalves Ledo
Ø Deodoro da Fonseca
Ø Floriano Peixoto
Ø Prudente de Morais
Ø Campos Salles
Ø Rodriguez Alves
Ø Nilo Peçanha
Ø Hermes da Fonseca
Ø Wenceslay Braz
Ø Washington Luiz
Ø Jânio Quadros
Fundadores de Clubes

Ø Robert Baden Power (fundador de Os Escoteiros)
Ø Paul Harris (Rotary Club)
Ø Frank Sherman Land (Lions Club)
Filósofos
Ø Kant
Ø Spinoza
Ø Rousseau
Ø Bacon
Ø Goethe
Ø Voltaire
Artistas

Ø Alvarenga (da dupla com Ranchinho)
Ø Os palhaços Arrelia e Carequinha
SKULL AND BONES

Fundada em 1833, na Universidade de Yale, Estados Unidos, a Skull And Bones (também conhecida como “Caveira e Ossos”) é, sem dúvida, a sociedade de maior influência hoje no mundo.
Principais adeptos

Ø Georg Busch (pai e filho)
Ø John Kerry
Ø Nicolas Brady
Ø William F. Buckley
Ø William Howard Taft
Ø Morrison Waite (Presidente do Supremo Tribunal Federal)
Ø Henry Luce (Time-Life)
Ø Harold Stanley (fundador da Morgan Stanley)
Ø John Daniels (fundador da Archer Daniels Midland)
Ø Henry P. Davison (sócio sênior da Morgan Guaranty Trust)
Ø Pierre Jay (primeiro presidente da Federal Reserve Bank of New York)
Ø Artemus Gates (presidente da New York Trust Company, União do Pacífico, TIME, Boeing Company)
Ø Senador John Chaffe
Ø Russell W. Davenport (editor da Fortune Magazine)
Cientologia
A Cientologia foi fundada pelo norteamericano Lafayette Ron Hubbard. Com cerca de sete milhões de membros espalhados por trinta países do mundo, é hoje mais conhecida por causa de suas “estrelas” de Hollywood.
Principais adeptos

Ø Tom Cruise
Ø John Travolta
Ø Juliete Lewis
Ø Soul Isaac Hayes (cantor)
Ø Lisa Marie Presley (filha de Elvis Presley)
Opus Dei

O Opus Dei é o movimento iniciado em 1928, na Espanha, pelo sacerdote católico Josemaria Escrivá de Balaguer. Há cerca de três mil integrantes do Opus Dei nos Estados Unidos, onde a instituição mantém 64 centros, ou residências para membros, em dezessete cidades.
Principal adepto no Brasil

Ø Geraldo Alckmin
Espiritismo

Restaurado entre os anos de 1848 e 1857, o espiritismo – apesar de suas múltiplas formas assumidas – continua a atrair personagens dos mais diversos setores da sociedade.
Principais adeptos

Ø Raicca de Oliveira (kardecista)
Ø Ivete Sangalo (candomblé)
Ø Guga (kardecista)
Budismo

O Budismo é uma das grandes religiões do mundo, com mais de 350 milhões de seguidores. Ultimamente tem penetrado no Ocidente, inclusive no Brasil e Estados Unidos, tomando formas diversas, que o público não consegue identificar facilmente.
Principais adeptos
Ø Arnold (governador da Califórnia)
Ø Soninha (vereadora de SP e ex-apresentadora da MTV)
Ø Richard Gere (ator norte-americano)
Ø Steven Seagal (ator)




Adquira os livros do INPR Brasil: Confira aqui