28/11/2012

Bispos Guaracy e Josivaldo Batista: os novos “ícones” do neopentecostalismo brasileiro


por Johnny Bernardo
Há uma guerra sendo travada no Brasil. Com cerca de 5 milhões de seguidores e quatro mil locais de reunião, a Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) tem sido foco de preocupação por parte da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Com uma queda acentuada do número de seguidores – entre 2000 e 2010 teve uma baixa de 230 mil adeptos, parte dos quais migraram para a IMPD -, nos últimos meses a Igreja Universal vem desenvolvendo uma série de estratégias para conter o avanço de sua rival.

Acreditando às campanhas “milagrosas” uma das principais causas do crescimento da IMPD, a IURD passou a investir em uma nova figura mediática, mais próxima aos anseios das pessoas que procuram suas reuniões. Trazido em 2009 da Bahia para São Paulo, o bispo Guaracy Santos é hoje uma das opções de “poder” da Igreja Universal. Gravado no Pelourinho, o programa “Duelo dos Deuses” passou a ser a marca distintiva do novo “ícone” da IURD, e que passou a rivalizar com os bispos da Mundial.

No programa e também agora campanha “evangelística”, o bispo Guaracy promove uma verdadeira “guerra” às forças do mal, abordando temas como possessão demoníaca, magia negra, síndrome do pânico, depressão, o poder da inveja, arrebatamento etc. Da IURD TV – onde o “Duelo dos Deuses” é apresentado diariamente, às 9h -, há 5 meses teve estreia, na TV Record, o programa “7 minutos”, com apresentação de Guaracy e com foco em “vítimas de trabalhos espirituais”.

Aproveitando aspectos da religiosidade popular e espírita, o bispo Guaracy realiza campanhas para fechamento de corpo e fazer a cabeça positivamente. À semelhança do espiritismo, presta consultas (“espirituais”) na sede do Brás a pessoas com sintomas de possessão ou espíritos de maldição. As consultas também incluem visitas pré-agendadas em residências onde “forças do mal” estejam em atividade – insônia, medo, nervosismo, desmaios, dores de cabeça etc. são algumas características ou sintomas observados.

O bispo Josivaldo

Braço direito do fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, o bispo Josivaldo Batista é uma voz em ascensão dentro da denominação. Cada vez mais presente na vida orgânica da IMPD, aos poucos desenvolve características próprias. Com um grupo já formado de seguidores, o bispo Josivaldo ganha cada vez mais espaço nos programas televisivos da Igreja, sendo um forte candidato a sucessor de Valdomiro. Uma nova dissidência também não pode ser descartada, dado o fortalecimento de sua imagem.

Tomando como exemplo a Igreja Pentecostal Deus é Amor, o bispo Josivaldo Batista tem promovido um verdadeiro show de testemunhos de pessoas que afirmam terem sido curadas de paralisias, câncer, dores nas costas. Muletas e cadeiras de rodas são exibidas como provas da “operação” divina nas reuniões da sede mundial. Expressões típicas do fundador da IPDA, David Miranda, como “quem te curou?” e “glorifica igreja”, são usadas com frequência por Josivaldo Batista.